.

.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

8 Peças básicas para um guarda-roupa elegante

Antes de escrever esse post, andei lendo o que outras blogueiras escreveram por aí. E discordei de muita lista que encontrei. Por exemplo, não acho que óculos escuros sejam itens essenciais a um guarda-roupa. Também discordo que uma calça legging ou casaco de couro sejam peças obrigatórias.

Resolvi fazer a nossa lista, das 50+, com peças que realmente vão fazer nosso guarda-roupa ficar funcional e elegante. Vou falar de roupas de inverno para ser bem objetiva. E vou basear esse post muito na minha experiência porque, na teoria, tudo parece lindo.

Vamos lá?

1. Camisa branca 

Esse item considero um dos mais importantes para mulheres da nossa idade. É muito elegante, disfarça gordurinhas, vai a vários lugares, é versátil na maneira de usar (por fora ou por dentro da calça) e tem uma variedade de modelos e comprimentos. 

Eu sugiro um modelo bem básico para poder usar com diversas echarpes, maxi colares, pulover por cima ou amarrado dando um nó na frente.

2. Calça de alfaiataria
Pode ser preta, bege, cáqui - as mais comuns -  ou azul marinho, off-white, cinza, nude, vermelha, enfim. É aquela calça social que estará no armário aguardando para salvar você de situações em que o jeans deve ser deixado de lado. Um evento mais formal, um compromisso de trabalho ou na sua igreja (templo ou sinagoga, enfim, da sua religião ou credo).

Com essa calça e uma camisa branca que ficam bem juntos - você já começa a montar um guarda-roupa funcional e elegante. Ela pode ter o corte clássico de dois bolsos faca e ter as pernas larguinhas ou ser mais sequinha e curta, como a foto da francesa Ines de La Fressange, ex-modelo e hoje empresária de moda (no meio).

3. Saia reta ou lápis
Pode ser também uma evasê sequinha. É uma pena que também vai com a camisa branca e muitas outras blusas que você deve ter no armário. Em dias frios, você pode usar com meias. Ela é um curinga que vai do formal ao informal, só mudando os outros itens.

Também pode ser cáqui, bege, preta, nude, azul marinho, marrom. Prefira os tons neutros. Mas se quiser uma vermelha, tudo bem. Desde que ela combina com os outros complementos.

4. Blazer
Essa peça você TEM que ter de qualquer jeito. É fundamental para um armário funcional, sobretudo, para nossa idade. É elegante, bonito, clássico, versátil, quentinho, enfim, tudo de bom. 
O conceito de cores é o mesmo da calça e da saia. Blazer você pode vestir com tudo: saia, calça, jeans, vestido. E use e abuse dos lenços e echarpes e verá como você pode ficar estilosa com eles!

5. Vestido preto clássico tubinho
Tubinho é um vestido seco, sem babados, rendas nem laços. Ele é assim justamente porque é aquela peça atemporal, que você vai usar mudando os acessórios como bijus, jóias, cintos e lenços. Não é um vestido para o dia a dia. 

É uma roupa para ocasiões mais formais em que você precisa estar elegante e discreta. Pode usar com blazer, trench coat, echarpes, com meia e sem meia. Curiosidade: já usei meu tubinho preto para ir ao velório de uma pessoa famosa.

6. Scarpin
É aquele sapato que deixa qualquer mulher elegante e aliado das baixinhas. O tamanho do salto quem determina é você. Hoje em dia, o salto flare é moderno e bem confortável. Também há as peep toes, que são aqueles scarpins com abertura na frente. 

Quanto à cor, vai depender do seu gosto. Eu sempre recomendo um preto ou um nude. Mas se você segura um scarpin vermelho ou amarelo, parabéns! Ele é igualmente elegante.

7. Jeans
Uma calça jeans com bom corte e caimento é item de primeira necessidade. Já reparou como ela pode nos deixar sexy e confiantes?

Por isso, você precisa ter A calça jeans, mesmo que pague um pouco mais caro por ela. As cores escuras e o corte reto disfarçam as gordurinhas. Mas se você está magra, aposte no  skinny com lavagem dust wash, por exemplo. 

Não use-a para trabalhar porque, com o tempo, o jeans cede e fica frouxo . Use para jantar fora, ir ao cinema com seu namorado no fim de semana, para ir ao aniversário de uma amiga. 

Leia também: 25 Looks com jeans para seu dia a dia

8. Camiseta
Regata, de manga curta ou comprida, preta, branca, bege, cáqui, marrom...Ela é perfeita para o verão e, no inverno, fica por baixo do blazer, da jaqueta, do suéter. Camiseta básica é aquele curinga que toda mulher precisa ter no armário porque é muito prática. 

Procure uma camiseta de malha boa, com bom corte e 100% de algodão grossinho, que não fica logo desbeiçada nem dá bolinha. Se puder, guarde algumas também para ocasiões especiais.
Já falei de camiseta aqui no blog Como usar: camiseta branca básica

Essas são as peças básicas que todo guarda-roupa feminino deve ter. Você pode (e deve) ter outros itens fundamentais, que varia da região onde você mora, do seu estilo e idade. 

Itens que não faltam no meu armário: echarpes, bijuterias variadas, sapatilhas (muitas), um tênis e uma bota, pelo menos. 

Que outras peças você tem no seu guarda-roupa que você não vive sem? Deixe seus comentários aqui no blog.

No Instagram 50+ Moda & Beleza, você encontra achados com ótimos preços, dicas de beleza, looks para o dia a dia e muito mais. Te espero lá!

Um beijo e até à próxima,

Denise Egito
Jornalista e consultora de moda

Parcerias, divulgação de produtos e consultoria personalizada: milcoisasdadenise@gmail.com

8 comentários:

  1. As suas dicas são Excelentes!!❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edleuza. Você sempre deixando comentário gentil. Fico muito contente que esteja gostando. Um beijo pra você

      Excluir
  2. OI Denise,
    A minha calça de alfaiataria está tão sem uso que está embolorando e eu não tenho uma saia lápis, pois me sinto muito baixinha com saia. As outras peças eu tenho e uso muito e scarpins já virou coleção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai... preciso urgente de um tubinho preto! rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai te ajudar a ficar elegante em diversos eventos.
      Bjs

      Excluir
  4. Amei o post!!!Ótimas inspirações!! Os looks com calças jeans são os meus favoritos! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel
      Bem-vinda! Fico contente que tenha se inspirado.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!