.

.

sexta-feira, 24 de março de 2017

10 Dicas para andar na moda gastando pouco

andar na moda
Nessa época de crise econômica, a gente precisa ter criatividade para se vestir bem sem gastar muito. Mas você sabe direitinho quais peças deve investir seu suado dinheirinho para andar na moda? Vou dar algumas dicas que eu mesma coloco em prática.

1. Você vai usar aquela peça em mais de uma estação?


Se além do outono/inverno, você ainda puder vestir na primavera, vale muito a pena. Se quer adquirir uma roupa de veludo molhado, por exemplo, prefira as de manga curta, pois as chances de você aproveitar mais vezes são maiores. 

Eu investi numa camiseta básica de veludo molhado de manga curta, que já estou usando agora no outono, poderei vestir no inverno e até nos primeiros dias de primavera. Por exemplo, em outubro, ainda faz um friozinho à noite, portanto, poderei usufruir dela de março à outubro - oito meses - um excelente custo-benefício.

2. Não espere a tendência virar moda


Se você se apaixonou por um calçado metalizado, por exemplo, invista logo! Não fique esperando todas as lojas exibirem os modelos nas vitrines. Isso só irá deixá-la mais indecisa, com muita opção, e você vai perder tempo quando já podia estar usando de seu sapato.

Trace uma reta e vá! Eu optei por um mocassim preto. Se aparecer outro mais bonito e mais barato, paciência. Preciso ter em mente que já estava usufruindo do que eu comprei com prazer.
sapato da moda

3. Não pague caro por um estilo que pode não agradar


Se você quer comprar uma peça qualquer mas desconfia que o modismo é passageiro, ou que pode não gostar tanto, evite pagar caro por ela. 

Por exemplo: será que ano que vem os calçados metalizados ainda estarão em alta? Se você comprar um, não vai enjoar e encostar daqui a seis meses? Se essa dúvida bater, opte por lojas bem populares, com preços até 70% menores. 

Uma das funções dessas lojas é justamente esta: dar a você a opção de comprar algo da moda por um valor mais em conta. O solado pode não ser de primeira, o cadarço pode ser mais fraquinho, mas você não quer um calçado que dure uma estação só para estar na modinha? Por que investir em um que custa R$ 179,90 se pode adquirir por R$ 39,90?

compras conscientes

4. Compre peças-chave


Uma ótima maneira de estar na moda sem gastar muito é investir em dois ou três itens-chave do momento, utilizando como apoio as roupas que você já tem no guarda-roupa. 

Exemplo: um par de sapatos, uma calça e uma blusa/camisa. Eu comprei uma blusa de veludo molhado, então, usarei com o mocassim novo e o restante - como jeans, bolsa, jaqueta ou blazer - combinarei com o que já tenho. Dinheirinho para um batom todo mundo tem, assim como um esmalte de cor diferente e até uma bijou baratinha mas que faz vista.
comprar só o necessário

5. Visite as lojas de departamento


Claro que existem lojas super chiques, perfumadas, com roupas refinadas e exclusivas. Ou mesmo uma butiquezinha com roupas lindas perto da sua casa ou trabalho. Mas a verdade é que as lojas de departamento tem opções tão boas quanto, por um preço mais em conta e com formas de pagamento mais flexíveis. 

Isso acontece porque, por serem uma rede, elas compram muito e conseguem prazos maiores para pagar o fornecedor. Assim, uma compra de 180,00, por exemplo, você consegue parcelar em 3 X 60,00, enquanto numa loja menor, o valor da prestação parcelando em 2X já subiria para 90,00. Faz ou não faz diferença? E ainda existe um valor mínimo para parcelamento, que muitas vezes nos obriga a incluir um cinto que nem precisamos só pra chegar no valor. 

6. Invista em acessórios clássicos e acumule


Tenha em mente que existem peças que NUNCA saem de moda. Eu tenho uma bandana vermelha de estampa cashmere de 29 anos!!! E ela está boazinha, pois foi confeccionada com um algodão de qualidade. 

Portanto, invista em: colarzinho de pérolas de qualidade; echarpe de pashmina preta, bege ou vermelha; gargantilha ponto de luz de ouro ou banhada a ouro; cinto de tressê; anel grande de prata verdadeira com sua pedra preferida etc. Assim, com o passar dos anos, você terá à sua disposição um verdadeiro arsenal de acessórios para diversificar seus looks. 
comprar o que está na moda


7. Pesquise pela internet antes de comprar nas lojas físicas 

Hoje em dia, eu só saio de casa já sabendo os preços. E me organizo: salvo imagens no smartphone, anoto detalhes importantes, tudo com o objetivo de não desperdiçar meu dinheiro. 

Ontem, por exemplo, saí com o intuito de comprar uma bota preta que custava R$ 129,90. Pela internet dava pra ver os detalhes, mas eu queria experimentar. No meio do caminho, entrei em outra loja, vi um modelo até mais bonito e pelo mesmo preço. Experimentei, gostei e comprei. Se desconhecesse o valor, talvez desistisse da compra naquele dia e correria o risco de não achar mais. Coisa boa a bom preço acaba logo. 
compras por impulso

8. Perca o preconceito com coisas da China 


Há muitos anos, a China produz muita coisa boa, inclusive, de grifes famosas que mandam fabricar lá por causa da mão de obra barata. Faça um teste: entre numa loja de departamento, procure a etiqueta e verifique onde aquela roupa foi feita. Você vai se surpreender ao ver muito "Made in China" na Zara e na Renner, por exemplo. 

Portanto, procure lojinhas de bijuterias importadas da China e compre sem medo. Aposto a você que muita loja de shopping importa suas bijus de lá. A Forever 21 é uma delas.  

9. Escolha roupas de cores que combinem entre si

Eu faço tanto isso que, quando vou olhar, meu armário está um degradê. Aí, eu parto para um vermelho, por exemplo, para quebrar a monotonia. Essa técnica multiplica o guarda-roupa possibilitando muitas opções. 

Um tom que combina com tudo e é super elegante é o marrom. Combina com: off-white, bege, caramelo, creme, cáqui, mostarda, café, chocolate, vermelho, amarelo, rosa, branco, azul marinho... Além disso, o marrom transmite estabilidade, solidez, praticidade, credibilidade. Ótimo para o trabalho. 
comprar só por prazer


10. Resista a comprar por impulso 

Eu já comprei demais sem precisar, só porque era baratinho. E quando me dei conta, estava com o armário abarrotado de coisas sem uso. Com a crise, você precisa fazer a escolha certa. Mas, como tudo na vida, dá trabalho. 

Doe as peças que não usa mais, conte quantas calças tem e que cores, veja o que combina, lembre de anotar o que faz falta no dia a dia. Às vezes, na hora que estou me arrumando, percebo que um colar vermelho tal ficaria perfeito naquele look. Se não tenho, já anoto que é aquilo que estou precisando. Assim, não compro só pelo prazer.

O que você achou do post? Alguma dica vai servir? Deixe seus comentários aqui embaixo.



Um beijo e até à próxima,

Denise Egito
Jornalista e consultora de moda

Fotos: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!