.

.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Guia prático para gordinhas e baixinhas

Foto: @apocketfulofpolkadots
Muitas seguidoras 50+ do Instagram me pedem dicas para baixinhas e gordinhas. Então, separei alguns truques para alongar a silhueta das mulheres mignon dando a impressão de serem mais altas e, consequentemente, mais magras.

1. O primeiro truque vai para os looks monocromáticos. Quando você usa a mesma cor para a blusa e a parte de baixo, seja calça ou saia, transmite a ideia  de verticalização que a mulher baixinha precisa. Note: não use cinto preto, por exemplo, nem outro acessório que "corte" seu corpo.

2. Toda sobreposição favorece as baixinhas e gordinhas porque criam formas verticais, alongando e disfarçando o quadril. Prefira aqueles que vão até mais ou menos o meio das coxas. 

3. Calça flare, pantalona ou calças de alfaiataria com uma boca mais larguinha são as indicadas para as mignon justamente porque prolongam as pernas. 

Mas evite uma pantalona de pernas muito amplas e flare com barra também muito aberta. Se puder usar um calçado alto, deixando um pedacinho do peito do pé à mostra, melhor ainda. As pantacourt, muito em alta, não favorecem as baixinhas nem cheinhas.
Foto: @savvysouthernchic
4. As mulheres de estatura baixa e gordinhas devem sempre procurar usar as saias e calças marcando a cintura ou até um pouquinho acima que é para "aumentar" o tamanho das pernas. 

5. Prefira os cintos de até três centímetros, pois, sendo baixinha, um modelo mais largo poderia se aproximar demais do busto ou do quadril, fazendo você perder "corpo". Essa atenção vale também para a calça clochard. 

6. Outra dica excelente é usar scarpin nude (o mais próximo possível da cor da sua pele), alto, bem cavado e de bico fino. Esse calçado ajuda a alongar ainda mais, dando a impressão de que você tem uns centímetros a mais.
Foto: @savvysouthernchic
7. Saias e vestidos acima dos joelhos são os melhores para mostrar bastante as pernas, afinal, elas são as linhas mais verticais que temos no corpo.

8. Tente não usar bolsas muito grandes que podem fazer você parecer menor já que possuem muito volume. Prefira as de tamanho médio para pequena.

9. Experiemente echarpes de tecidos fluidos usados soltos no pescoço e colares longos com pingentes verticais. Também auxiliam na missão alongar.

10. Evite "quebrar" a silhueta usando tons muito contrastantes como blusa amarela e calça preta. Se estiver cansada de roupas da mesma cor, prefira tons parecidos como azul marinho com preto, bege com marrom claro, amarelo com mostarda, etc. 

11. Fuja de roupas com muito pano sobrando, mangas morcego e mangas sino, babados, tecidos que dão volume. Aposte em tecidos mais fluidos para não engordar.

12. Dicas clássicas que você já deve ter ouvido: Jeans escuro afina as pernas, listras verticais alongam e vestido preto emagrece. 
Foto: @apocketfulofpolkadots
13. Baixinhas podem usar vestido longo? Podem. Invistam num modelo de uma cor só e evitem as maxi estampas que dão a ilusão de ótica da pessoa ser maior.

14. Macacão é bem-vindo porque sendo uma peça inteira dá a sensação de prolongamento da silhueta. Prefira os modelos com cintura marcada.

15. Escolha vestidos e blusas com decote V porque também alongam a silhueta, ao contrário do modelo tomara que caia que "corta" seu corpo.

16. Procure vestir sempre a blusa para dentro da calça e esta sempre na cintura, nunca calça de cintura baixa que deixa sobressair as gordurinhas e ainda achata a silhueta. 

17. No quesito estampas, opte por padronagens miúdas como floral liberty, poás pequenos, entre outros. Tecidos com maxi estampas tendem a aumentar o tamanho da pessoa que o veste. 

18. Blazer com as mangas arremangadas também ajudam a alongar a silhueta. Prefira os blazer acinturados. 

19. Botas de cano curto ou ankle boot encurtam as pernas e não é esse o nosso objetivo. Quando for comprar botas de cano curto, invista naquelas do mesmo tom da sua pele ou da cor da meia calça que costuma usar.
Foto: @apocketfulofpolkadots
20. Botões frontais em vestidos, macacões ou saias também são um truque ótimo para verticalizar a silhueta.

21. Evite as saias godês. Elas fazem você parecer mais cheinha. Prefira as evasês ou lápis.

22. Para disfarçar braços gordinhos, um truque que sempre funciona é usar um blazer arremangado deixando somente a parte mais fina do braço do lado de fora. Blusas 3/4 causam o mesmo efeito.

23. No quesito acessórios, as mulheres baixinhas e gordinhas devem ter cuidado com braceletes muito grossos, maxi brincos e maxi colares. Invistam em peças mais delicadas, estreitas e verticais para não acrescentar mais volume às suas formas.

24. A tiara com nó no alto da cabeça, tão em alta, favorece as baixinhas pois acrescentam uns centímetros à altura. 

25. As transparências, sobretudo, à noite, não estão proibidas para as gordinhas. Um truque certeiro é usar uma segunda pele bem justinha do mesmo tom da blusa, para acomodar e disfarças as gordurinhas.

26. Roupas que dissimulam os quilinhos extras na região do abdômen: batas soltinhas; modelos com drapeado e faixa na barra um pouco acima do quadril (foto abaixo); vestidos com recortes em tons escuros nas laterais.
Foto: @apocketfulofpolkadots
Veja fotos dessas roupas nesse post: Roupas que disfarçam a barriga

27. Use e abuse das cintas modeladoras. Hoje em dia, há modelos bastante confortáveis que operam verdadeiros milagres ao corpo.

Confira nesse post aqui: Minha experiência com cintas modeladoras

28. Sandálias com amarrações no tornozelo devem ser evitadas porque, além de cortarem a silhueta, acrescentam mais volume às pernas. 

29. Evite roupas com brilho pois ele tem o poder de ampliar. Se for muito apaixonada por um tecido cintilante, opte por um modelo com detalhes estratégicos com um brilho nos ombros para desviar o olhar da sua silhueta.

30. Por último, não use roupa apertada. Muitas mulheres cheinhas acreditam que quanto mais justa a roupa for, mas o volume do corpo ficará disfarçado. Mas é ilusão. 

Ao usar uma roupa "atochada", você só vai conseguir chamar ainda mais atenção para você e todos notarão seus pneuzinhos realçados. Prefira roupas soltinhas e rente ao corpo. Você vai ficar bem mais elegante.

Gostou das dicas? Me siga também no Instagram. Tem muito conteúdo de moda para as 50+ por lá.

Um beijo e até à próxima,

Denise Egito
Jornalista e consultora de moda

10 comentários:

  1. Adorei suas dicas. Perfeitas. Obrigada. Bjusss no core. ����

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Me siga no Instagram para mais dicas legais sobre moda.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Denise,
    Não chego a ser gordinha, mas sou baixinha e lanço mão de uma série destes truques.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada! Me siga no Instagram @50modaebeleza para mais dicas legais sobre moda.
      Bjs

      Excluir
  5. Parabéns pelo conteúdo de muito valor Denise! Adorei! Por favor, não pare!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline.
      Tenho estado bem mais atuante no Instagram. Me siga por lá pois estou sempre dando dicas, além de mostrar o making of das minhas produções de moda: @50modaebeleza.
      Abs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!